sexta-feira, 30 de julho de 2010

Relatório - TP2 - Unidades: 5, 6, 7 e 8

Como já foi visto ao longo dos estudos das Tps, o ensino da língua pode ser mais produtivo se o professor estiver disposto a romper com velhos paradigmas, e assim lançar mão de novas metodologias para melhor dinamizar o seu trabalho. Nesse sentido tanto a gramática quanto a literatura poderão fazer sentido para o aluno, desde que trabalhadas dentro de um contexto. É nessa perspectiva que a TP2 apresenta sua proposta.
Não poderia ser melhor, encerrar o gestar discutindo assuntos de tão grande relevância, principalmente em se tratando da gramática, já que esta tem sido palco de muitos mal entendidos no ensino da língua. Mas quando se traz a questão para o círculo de debates, a situação pode ganhar um outro rumo. Ensinar as gramáticas: interna e descritiva é tão importante quanto ensinar a normativa, não existe supremacia de uma sobre a outra. No entanto, talvez por desconhecimento ou por indiferença, a escola sempre priorizou o ensino prescritivo em detrimentos dos demais. Assim os cursistas puderam perceber a partir dessas discussões que essas "novas" gramáticas precisam ser ensinadas aos alunos, e que não se restringem apenas aos cursos superiores. Outro tema discutido foi sobre A frase e sua organização. Assim como o texto tem seus elementos que o compoem, a frase tem a oração e o período como elementos indissociáveis que quando se juntam a outros elementos da mesma natureza vão formar o texto. Por isso é importante ensinar a frase dentro do texto, dos mais diversos gêneros e tipos. Os dois últimos assuntos da TP abordaram sobre a Arte e a Linguagem figurada. Embora a TP apresentou-os de forma separada, linguisticamente eles se relacionam. É inadimissível desvincular a Literatura da Arte. As duas tem papel fundamental na interatividade da linguagem. O ensino da língua torna-se mais interessante quando se tem a arte como parceira, de maneira que o professor pode lançar mão de gêneros do cotidiano, tais como: o teatro, o filme, a música, a dança etc. Já a linguagem figurada, está relacionada a arte da palavra. Por meio dela os grandes poetas puderam se expressar, dando mais vida e beleza à lingua. Comprender as figuras é tão importante quanto compreender as funções da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário