A TP1 vai tratar de fatores relacionados aos usos da língua e sua relação com a cultura. Conforme determinação da equipe técnica do Gestar II, as TPs 1 e 2 ficariam para serem trabalhadas no final do Curso. Essas Unidades trazem uma abordagem sobre as variantes linguísticas. Tais conteúdos mostram as várias modalidades linguísticas que devem ser ensinadas na sala de aula, como forma de diversificar o ensino da língua e contextualizá-la na cultura, haja vista que a escola é um espaço heterogêneo, onde abriga indivíduos oriundos de contextos diversos, e que se expressam de forma diferente uns dos outros. Nesse sentido cada dialeto tem o seu valor, desde que utilizado de acordo com a situação de comunicação. Como a escola é o lugar apropriado para se ensinar a língua padrão, esta se destaca como um dialeto importante, e que o educando precisa se apropriar dela para que possa fazer uso em situações mais formais. Sobre o como transmitir esse conhecimento aos alunos, tem sido o drama de alguns professores. Assim, a Unidade 3 apresenta "o texto como o centro das experiências no ensino da língua" mostrando subsídios de como o professor deve trabalhá-la em sala de aula de forma mais interessante e prazerosa. Por fim, a Unidade 4 fecha a abordagem com a Intertextualidade, mostrando as relações que podem existir nos textos. Esse recurso é fundamental para desenvolver o repertório linguístico do educando, e consequentemente sua competência comunicativa.
A arte de Educar! Arte ou Desafio?!
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário