É consenso dos professores de Língua Portuguesa de que o resultado de um trabalho com a linguagem vai repercutir na produção textual. E é nessa perspectiva que a TP6 aborda temas com essa finalidade, destacando o processo de argumentação, planejamento, revisão e edição, além de traçar um excelente comentário a respeito da literatura para adolescentes. Apesar de os cursistas, é claro, já terem um bom domínio da escrita, alguns aspectos a respeito do processo de produção são novidades para eles. Assim, na medida em que compartilham com os alunos a novidade, estão desenvolvendo sua competência discursiva. Contudo, vale destacar que o trabalho com a produção de texto é uma tarefa árdua, demanda paciência por parte do professor e disponibilidade do aluno para melhorar o seu texto, através da reflexão linguística, do refazimento textual e principalmente da leitura. Apesar de ser fundamental apresesntar ao educando os caminhos para a construção de textos bem elaborados, tudo perde o sentido se não se desperta a consciência leitora, nesse sentido a TP apresenta a proposta de leitura para adolescentes. Para os cursistas, esse assunto foi deveras oportuno, em função da dificuldade que eles tem em atrair o aluno para a literatura. Dessa forma eles veem na literatura juvenil uma alternativa para os discentes irem se familiarizando com a arte. Entretanto, para que esse ensino seja eficaz, é importante que as temáticas abordadas nos livros literários agucem o interesse do dos alunos. Pode ser que tais temáticas podem estar inseridas em alguns dos clássicos da Literatura Brasileira ou internacional. Diante das propostas apresentadas pela TP, juntamente com as trocas de experiências, ficou a certeza de que doravante aulas de redação vão ser bem diferentes.
A arte de Educar! Arte ou Desafio?!
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário