sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Letramento e cidadania

No mundo cada vez mais globalizado e competitivo fazer uso das práticas de leitura e escrita é uma exigência, tornando-se assim um grande desafio para escola, haja vista o aumento das dificuldades liguísticas nos últimos dez anos. Nesse sentido as propostas metodológicas sugeridas no Gestar (TP4) surgem como uma das alternativas para auxiliar o professor na dinamização de sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, explorar textos que se aproximam do cotidiano do aluno é fundamental, como por exemplo o poema de Carlos Drummond de Andrade "Cidadezinha Qualquer". De acordo com os cursistas trabalhar com o poema permite refletir os vários aspectos de uma cidade, independente do tamanho e de como vivem a sua população. Para uma professora, fazer um passeio pelo bairro de sua cidade proporcionou aos alunos comparar aspectos da cidade com o poema, além de refletir os problemas sociais e de infraestrutura do local. Já um grupo de professores aproveitou o tema e desevolveram um projeto de resgate da cidadania, tendo o letramento como o eixo central. A fim de que o objetivo fosse atingido de forma mais lúdica e prazerosa, lançou-se mão da oralidade por meio da arte e do lúdico, mas sem dispensar a produção textual como trabalho final.

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