quinta-feira, 23 de abril de 2009

MINHA TRAJETÓRIA LITERÁRIA

Sabe-se que o período de alfabetização é fundamental para a leitura. É nesse estágio que se começa a vislumbrar um bom leitor. Acredito que esse momento foi muito importante para mim. Comecei a conhecer o alfabeto com minha mãe, minha primeira professora, sou muito grato a ela por essa dupla função de professora e mãe.Ela mantinha uma escolinha em casa de fazenda com alunos de várias séries. Se esforçava muito para que nós aprendêssemos a ler. Quando mudamos para a cidade meus pais me matricularam na 2ª série, confesso que não foi fácil saltar do período elementar para a segunda série, por pouco não fiquei reprovado, mas... Sobrevivi, e assim conclui as séries iniciais. Entrando na 5ª série, o antigo ginásio, foi um momento de glória; naquele tempo quem conseguia chegar ao ginásio estava dando um grande passo em sua carreira enquanto estudante, era como se fosse o ensino médio hoje. E foi exatamente a partir da 5ª série que minha paixão pela leitura começou. Agora, um detalhe, a minha matéria preferida era Geografia. Gostava de ler mapas, regiões, cidades, países enfim tudo que estivesse relacionado a essa disciplina. Sempre fui um ótimo aluno e batalhava com afinco para tirar notas altas na matéria. Um dos meus hábitos preferidos era visitar regularmente a biblioteca. A liberdade que se tinha de pegar livros e devolver depois, despertou-me a curiosidade para ler livros literários. Lembro-me de duas obras que gostei bastante: Meninos de Engenho e Meus verdes anos, ambas do autor regionalista José Lins do Rego. Embora fosse uma leitura um tanto pesada para a série, lia assim mesmo. Com o tempo fui tendo contato com outros gêneros, tais como revistas, gibis e a Bíblia. Posso assegurar que o meu interesse pela leitura desde a base foi fundamental para o meu desenvolvimento enquanto ser social, acadêmico e profissional. Agora, por tudo que a leitura representa para mim, enquanto professor de Língua Portuguesa tenho a missão de incentivar meus alunos a também serem leitores para que no futuro possam ser cidadãos críticos e capazes de transformar a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário